quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arena da Ilha do Retiro - Parte 1
















Para começar a descrever um Sport dos sonhos, nada melhor que falar do maior sonho de todo rubro-negro: a transformação da Ilha do Retiro em uma arena multiuso.

Este sonho que sempre pareceu distante, tornou-se uma provável realidade na atual gestão do Sport. O presidente Gustavo Dubeux levantou esta bandeira como um dos principais objetivos de seu mandato.

O primeiro grande passo para a consecução deste objetivo foi a escolha do projeto do novo complexo da Ilha dentre os apresentados por empresas interessadas.

O projeto da Plurisport, que tinha como principal investidor a empresa Engevix, foi o escolhido, mediante avaliação da Deloitte.

A aprovação do projeto se deu por meio de uma Assembleia Geral de Sócios, configurando um segundo grande passo nos trabalhos da Arena.

Atualmente, os esforços estão voltados ao estudo minuncioso do contrato com o investidor e ao cumprimento de todas as questões legais envolvidas.

Vejamos, então, informações fundamentais sobre o projeto que promete materializar a nova Ilha do Retiro.

O projeto prevê a construção de um complexo composto por:

  • Estádio de futebol com capacidade para 45.000 espectadores, no padrão FIFA;
  • Centro de convenções;
  • Shopping center;
  • Hotel;
  • Torres comerciais;
  • Novo clube social contemplando todos os esportes amadores praticados hoje no clube;
  • Nova sede social que acomodará órgãos de gestão do clube, restaurante, museu do clube, conselho deliberativo e atividades sociais atuais.

Um dos requisitos para a aprovação do projeto foi a manutenção de todas as atuais receitas do Sport. O clube continuará com 100% de suas receitas de patrocínios, direitos televisivos, sócios, licenciamentos, bilheteria e etc.

O clube passará a ter também outras receitas oriundas de novas atividades exploradas no complexo.

Nas receitas originárias da utilização do estádio para shows e eventos, o Sport terá uma participação de 7% nos primeiros 10 anos, 15% dos 10 aos 20 anos, 25% dos 20 aos 30 anos.

Do faturamento bruto das torres comerciais, hotel, centro de convenções e shopping, o Sport terá direito a 12% ao longo de 30 anos.

O Sport contará com um adiantamento dessas novas receitas com o fim de pagar determinadas dívidas, manter suas atividades durante a construção do complexo e, ainda, investir em seu centro de treinamento.

A contrapartida do Sport é a concessão de uso de sua superfície por 30 anos. Após este período, todo o complexo e suas receitas passam a ser de exclusiva propriedade do clube.

O prazo divulgado para que todo complexo esteja construído é de 36 meses após a aprovação dos órgãos oficiais. O prazo do estádio, especificamente, é de 30 meses.

Vídeo oficial da Arena do Sport:



Nenhum comentário:

Postar um comentário