quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Entrevista com Bosco


Hoje é aniversário de Bosco, goleiro que atuou no Sport de 1993-2000 e 2003. É rubro-negro e ainda tem um carinho imenso pelo clube. Está fazendo 38 anos hoje. Em nome de toda a nação rubro-negra, decidimos fazer uma entrevista com ele para dar de presente.


FS- Qual o seu sentimento em relação ao clube que o revelou, o Vitória?

B - Vitória para mim foi importante porque foi lá que tudo começou, me dando a oportunidade de mostrar o meu trabalho e confiando nele, é um sentimento de gratidão.

FS - Como foi sua infância? Onde estudou, quando e como achou que tinha talento para jogar futebol?

B - Eu nasci em Escada, mas me criei na RMR, passando pelos bairros de Engenho do Meio e cidade de Camaragibe, onde passei a minha infância. A minha adolescência foi no Janga, em Paulista, e foi lá que eu comecei a praticar esportes, comecei no voleibol jogando no clube da Caixa Econômica Federal. Depois fui para o Surf, pratiquei alguns anos e jogava minhas peladas muito raramente. Foi aí que eu segui os conselhos dos amigos para fazer um teste em algum clube. Não gostava muito de estudar, mas alguns colégios foram de muita importância para mim, entre eles estão, o Madre Maria Imaculada e o Virgem Imaculada. Esses dois foram fundamentais para minha formação.

FS - Quais os jogadores e técnicos que você gostou mais de trabalhar?

B - Os treinadores mais importantes foram sem dúvida o Nereu Pinheiro e Helio dos Anjos. O Nereu porque me levou para o Sport junto com o diretor de futebol na época, o Bento, e o Hélio que teve a coragem de me lançar em 1997 como titular. Os jogadores são muitos, mas vamos lá. Albérico, Jefferson, Erlon, Nildo, Leonardo, Sandro, Adriano, Saulo (lateral-direito), Saulo (meia), Russo, Silvio Criciúma, Leandro, Pig, Aroudo, Chiquinho, Marcelo (atacante), Dedé, Ataíde, Marcus Vinicius, Jefferson (goleiro do Botafogo), Adriano Chuva, André Dias, Miranda, Hernanes, Jean, Mineiro e Ronaldo Angelim.

FS - Em qual (ou quais) goleiro (goleiros) em que você mais se espelhou?

B - O Jefferson na época do Sport 93 a 96. Foi muito importante na minha formação de base, me deu muitas dicas sobre várias situações de jogo, me deu muitas luvas, inclusive. (risos) Zetti, também. Esses foram os goleiros que eu me espelhei.

FS - Qual foi, na sua opinião, a melhor fase da sua carreira?

B - Foram dois. Em 98, sem dúvida, com uma campanha maravilhosa, ganhando um Pernambucano de forma invicta e uma campanha espetacular no Brasileiro. Em 2000 também com uma campanha impressionante. Campeão Pernambucano, vice na copa dos campeões, e um Brasileiro inesquecível. Um time para ficar na memória do torcedor, e para ficar registrado na história do Clube.

FS - Quais suas ambições para o futuro, agora que está aposentado?

B - Estou morando nos EUA agora e tenho uma companhia, a "Bosco Goalkeeper School", que presta serviços para escolinhas de futebol. Trabalhamos em especial com goleiros. Tem sido muito bom trabalhar aqui, o futebol está crescendo muito e também temos uma infra-estrutura muito forte aqui, dando uma qualidade boa de trabalho.

FS - Qual sua dica para os jovens que desejam seguir a carreira de jogador?

Tem que treinar muito, no futebol e como em qualquer área de trabalho a competição é muito forte, se você não for o melhor, não chega. Em todos os segmentos só o bom não é suficiente para chegar a um lugar de destaque. Eu vejo o Rogério Ceni hoje com quase 40 anos, com toda a bagagem e títulos que conseguiu em todo sua vitoriosa carreira, nunca ficou fora de um treino sequer, exceto quando estava machucado. Em todos os 6 anos que eu fiquei trabalhando ao lado dele, foi para mim, o grande exemplo de profissional. Então muito trabalho é fundamental.


Agradecemos a Bosco por ter separado parte do seu tempo para essa entrevista-presente em nome de toda a torcida!

Por Mateus Schuler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário