terça-feira, 26 de março de 2013

Sport 2x1 Sporting (1952)



Em 1952, o Sporting de Portugal estava em território brasileiro para a disputa da Taça Rio. Aproveitando a ocasião, acertou-se um amistoso contra o Sport na Ilha do Retiro. Duelo de Leões.

O Sporting não era um adversário qualquer. Tinha, de longe, o melhor esquadrão lusitano à época. Há pouco, havia conquistado o bicampeonato português. Seria tetra. 

Dentre seus titulares, pelo menos nove deles passaram pela Seleção Portuguesa. Seu ataque era poderosíssimo. Uma linha de mil gols, conhecida como Cinco Violinos: Jesus Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e José Travassos. 
Jorge de Castro,
autor de um dos gols
rubro-negros.

É importante observar, porém, que a orquestra de além-mar se apresentou em Recife com uma leve desafinação. Sem dispor de um dos seus "violinos", Fernando Peyroteo.

Já o Sport contava com o onipresente Bria, o grande Zé Maria e a força da torcida na Ilha do Retiro.

Logo no início da peleja, aos 8 minutos, o alviverde lisboeta abriu o placar por meio de Travassos. Jorge de Castro empatou aos 24 minutos. E Franklin, no ocaso da primeira etapa, promoveu a virada do Leão da Ilha. 

No segundo tempo, brilharam as defesas de ambas equipes, inviabilizando qualquer mudança no placar. 

Vitória pernambucana por 2 a 1. Para a alegria da torcida rubro-negra, que, pela primeira vez, pôde comemorar um triunfo sobre um tradicional clube europeu.

Em 1957, quando o Sport excursionava pela Europa, aconteceria a revanche. Os portugueses devolveriam o mesmo placar no José Alvalade. E a "negra"? Ainda está em aberto...  

Sporting em 1952.



















Dados da partida:

SPORT 2X1 SPORTING

SPORT: Peter; Mourão e Diogo; Bria, Zé Maria e Miguel; Jorge de Castro, Franklin, Herculano, Zildo (Ananias) e Paulo Isidro.

SPORTINGCarlos Gomes (Tormenta); Carvalho e Pacheco (Veríssimo, depois Caldeira); Barros, Passos e Juca; Jesus Correia, Vasques, Martins, Travassos e Albano.

Gols: Jorge de Castro, Franklin e Travassos.

2 comentários: